domingo, 6 de março de 2011

A saga de toda semana




Das coisas mais complicadas de se lidar em Londres é, sem dúvida alguma, o "voltar para casa". Quando a gente chega na cidade acha muito estranho que todos saiam do trabalho às 17h e comecem a beber. Acha ainda mais estranho um pub fechar às 23h e todo mundo achar ok voltar para casa antes de meia-noite (ainda que voltem super bêbados), mas tudo faz sentido quando vc descobre que o tube fecha meia-noite. Aí você vai dizer "mas e daí que o tube fecha cedo, não dá para pegar um ônibus ou táxi"?

There, beloved reader, the plot thickens. Muitas vezes a noite se estende até mais tarde, pode ser na casa de amigos, clubs ou bares que têm licença para ficarem abertos até mais tarde. O táxi definitivamente não é uma possibilidade, a não ser que você seja rico, o que não é meu caso ou dos que me cercam (infelizmente, I have to say). Cada corridinha besta sai na casa dos 15 pounds e considerando que isso é quase que todo o meu orçamento no bar, não rola.

Bom, então temos o ônibus, certo? Well, depois de meia-noite (aparentemente a hora mágica por aqui) os ônibus se transformam em Night Buses e você nunca, repito, NUNCA, vai dar a sorte de estar à um Night Bus de distância de casa.

Cada vez que você bota o pé na rua para uma pint tardia, você sai imbuído do espírito guerreiro, preparado para encarar uma viagem de pelo uma hora até em casa. Pois é. E veja bem, não estamos falando aqui de bairros muito distantes entre si, não. Essa é simplesmente Londres, meus amores, get used to.

Normalmente é assim: "Fuck, são 2h, preciso ir para casa! Poxa nem está tão tarde, mas se sair agora talvez chegue em casa antes de 4h, cool"! Aí você sai do quentinho do pub/bar/casa e anda até achar o ponto que passa o seu ônibus. Aí tá, achou, mas descobre que ele só vai rolar daqui a vinte minutos. Aí você aproveita o tempo para ler no mapinha do ponto onde vc precisa descer para pegar o próximo bus que, este sim, te levará em casa. Aí 20 min depois teus ônibus passa, e você faz uma viagem de meia hora, desce, cata o outro ponto e espera mais 20 min para bus passar. Vc pega, fica mais meia hora lá dentro, desce e anda mais 10 minutos até sua casinha. Isso aí pode variar de 40 min até 2horas de trajeto (já aconteceu comigo).

Depois disso você acorda do sábado/domingo jurando que nunca mais vai sair, que vai voltar para casa cedo e que, na verdade, a noite nem foi tão legal assim. Mas aí a semana passa, você não aguenta mais a rotina e sai para uma pint e a história se repete outra vez... Welcome to London, cheers.


Um comentário:

Unknown disse...

pelo menos a parte da neve já passou... esperar nightbus na friaca braba, com ventinho cortante, é a pior coisa...