quarta-feira, 16 de março de 2011

"Nossa você não tem smartphone? Como assim?!"

Essa é uma frase que escuto com uma certa frequência aqui em Londres. No começo achava que nego era meio babaca, viciadinho em tecnologia, querendo tirar onda com iphone ou Blackberry. Mas aí, meu bem, fui vendo que o buraco é beeeem mais embaixo.

O principal motivo para comprar um iphone quando se vive em Londres é simples: se achar na cidade. Por alguma razão que me foge à compreensão, grande parte das ruas aqui não tem identificação alguma. É estranho porque se você joga no google maps os nomes existem, mas não tem nada lá escrito que aquela rua é de fato a John Princes St (ou se tem está muito bem escondido, quase um segredo que só os moradores e carteiros compartilham).

Ok, digamos que vc encontrou o nome da rua - lucky bastard -, te garanto que o número vc não acha. O povo aqui não curte muito números nos edifícios e ainda que existam alguns numerados, eles nunca seguem uma ordem lógica. Tipo crescente, ou números pares no lado direito e ímpares do esquerdo.

Daí já são dois problemas: nomes e números. Mas calma, piora! O povo aqui se guia pelo postcode. Saca CEP? Então. Vc sabe seu CEP de cor aí no Brasil? Vai saber onde eu moro só de eu falar o meu? Pois é, aqui eles fazem isso. Quer dizer, não sabem, né? Jogam no google maps e se acham. Sacou o drama? Eu, que não tenho iphone, preciso ver tudo antes em casa e escrever tudo bonitinho (virar primeira `a esquerda na rua tal, que não vai ter nome etc etc).

Daí é assim: nego marca tal hora no bar tal e te manda via sms ou e-mail o postcode (ex: SW11 5JE). Aí a parte fácil é que pelas primeiras letras vc já sabe se é south west, north e por aí vai. Só que tem o resto, né? Aí vou, jogo no maps, anoto as coordenadas e saio na missão sabendo que ficarei perdida pelo menos uns 20 minutos (isso sou eu, nem todo mundo é tão tapado assim). Daí quando canso de ficar perdida, abordo algum gentil desconhecido na rua e pergunto se ele não pode dar uma olhadinha no iphone dele e me dizer para onde devo ir. Até pq se vc chegar para alguém na rua e perguntar "sabe onde é a rua tal?" mesmo que seja a rua dele é capaz de ele nunca ter ouvido falar. É bizarro, eu sei.

Tudo isso para dizer que meu aniversário tá chegando e se alguém quiser me presentear com algo útil, já sabe, né? GPS tb vale.

Nenhum comentário: