segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobre os hábitos alimentares - parte II

bangers and mash

Outro dia estava num pub com uma amiga e observando o público local me dei conta de que nunca provei um prato tradicional inglês. A amiga, que mora aqui há 12 anos e é casada com um inglês, disse que eu não sabia o que estava perdendo, pois a tradicional gastronomia britânica é comfort food total.

Chegamos à conclusão que a má fama da cozinha inglesa é super injusta. O que acontece por aqui é que os ingleses trabalham com o que têm, entende? Então é isso: bicho (porco, carneiro, galinha etc, peixe), raízes (batata, turnips etc) e vegetais. Não tem muita abundância por essas terras, então a refeição virou salsichas, ou uma torta de carne, com purê de batata ou de ervilha e vegetais cozidos. Mesmo o super clássico fish & chips é relativamente recente, uma vez que o peixe branco que eles consomem (como bacalhau fresco, hadoque etc) só foi possível depois do desenvolvimento de tecnologia para pesca em águas profundas.

Claro que além disso a (má) fama também se deve muito à falta de paladar dos colegas. Não existe desculpa para a falta de noção do ponto de cozimento dos legumes, que quase derretem no prato. Tampouco faz sentido o amor deles por maionese e a falta de tato da hora de NÃO temperar o peixe.

Para vocês terem uma noção, os sogros dessa minha amiga são o típico casal ubber British. Juntos há mais de 50 anos, eles seguem uma rotina religiosa em relação ao cardápio da casa. Todo dias janta-se a mesma coisa (algum dos pratos supracitados), quarta-feira é o dia da salada e quinta é o dia que a senhorinha se dá ao luxo de não cozinhar, então eles saem para jantar fish & chips.

Foi através da minha amiga que o casal conheceu e provou pela primeira vez massa (sim, amigos, eles nunca tinham comido macarrão) e arroz. A sogra só provou a pasta porque tinha sido comprada na Mark & Spencer (claro) e adorou. O marido torceu o nariz. Já o arroz não fez sucesso com nenhum dos dois.

Hoje em dia parece que na noite da salada tem sempre um pouquinho de massa gelada. Progresso?

8 comentários:

Dr. Gourmet disse...

pois é, é mesmo o que lemos, assitimos e ouvimos falar, né?
mas com certeza há novos ventos soprando, olivs, e pelo menos ao que diz respeito à alta gastronomia - leia-se: restaurantes caros e bons - a inglaterra está bem na fita. quando acabar de vender o estoque de maquiagem, quem sabe você não conhece um 'fat duck' ou 'gordon ramsay' da vida? hehe. aliás, se um quiser me mandar um post gastronômico para o meu blog... Bjo PL

Menina disse...

Sim, aqui tem vários restaurante com estrelas michelin, mas to falando da comida do dia a dia. nao tem nada comparado à nossa moqueca, nossa feijoada ou tacacá

Unknown disse...

é, achei que os ingleses não só estão melhorando como também acho a comida étnica o máximo. aqui no brasil para comer um thaizinho qualquer vc quase deixa o salário. viva a gastronomia neo-britânica!

luke disse...

macarrão é prato de continental! mas comprado no marks n sparks, deve ser bom...

Felipe Morris de Souza Cruz disse...

Bom, o fato de nunca terem comido massa se justifica visto que a Inglaterra, enquanto império, ter sido por tanto tempo uma ilha fechada em si mesmo. E concordo com a Laura, talvez a melhor comida étnica esteja realmente em terras britânicas. God save the immigrants!

P.S: Aliás, em Berlim para achar um restaurante dedicado a culinária germânica é uma foda! God save the currywurst!

Martha disse...

Oie! primeiro lugar queria falar que eu nao lembro agora onde que achei teu blog, mas que me identifiquei muito com os posts dos perrengues, das revoltas, das dificuldades de encontrar um lugar pra morar e de todas essas coisas que se passam quando a gente tem a ideia brilhante de ir passar um tempo fora.
eu to morando em munique ha mais ou menos uns 7 meses e passei por um bocados de merda, mas claro que tambem por muita coisa boa. infelizmente, eu nao tenho a "coragem" de escrever de uma maneira mais pessoal sobre a minha vida por aqui e acabo falando so das coisas boas ou de vez em quando da saudade que eu sinto. mas eh bom lembrar dos perrengues que a gente passou e ver que mais um monte de gente passa pela mesma coisa :)
eu vim sozinha pra ca, pra aprender alemao, pq pretendo voltar depois que terminar a faculdade (faltam 3 semestres) pra fazer algum pos ou mestrado. entao meu tempo por aqui ja ta terminando (em agosto recomeça a faculdade) e nao sei quais sao bem os teus planos, mas te desejo sucesso e que as coisas fiquem bem! ja to com teu blog inscrito no meu leitor de feeds pq me diverti mto lendo os posts e eh bom ter "noticias" de alguem que passa por coisas semelhantes q tu passou ou ta passando. hehehe
e enfim, sobre o post, eu realmebte tambem sempre me perguntei o que seria comida tradicional (?) da inglaterra, alem do cha das 5 hahahaha
bjobjo!

Menina disse...

Martha querida, que bom vc gostou do blog e que bom que vc me entende. Sabe, às vezes as pessoas acham que eu exagero, que não estou aproveitando, não é isso. claro que I'm having a blast, claro que londres é incrível, mas, como vc pode entender, é cruel tb. A gente vem sozinha e passa incontáveis perrengues e tudo fica mais fácil quando a gente divide e conta com humor as coisas, né? Volte sempre e escreva, adoro saber que alguém l^isso aqui, hehehe
bj

Lolla disse...

Mas algum brasileiro come moqueca, feijoada ou tacacá todo dia? Brasileiro passa A VIDA comendo arroz com feijão, gente. Uma vez vi uma menina reclamando que estava doida pra voltar pro Rio porque estava com saudades de comer banana. Hahahaha OI?

E jura que você encontrou legumes cozidos demais? Ingleses fazem legumes muito bem, até porque aqui (sem arroz+feijão pra encher o prato) SE COME legumes. No Brasil, "salada" é alface com tomate, e "legume" é batata. Aqui as pessoas usam microondas e vapor para cozinhar legumes, e muitas vezes fazem no forno. Ou eu dei muita sorte nas minhas experiências culinárias ou você deu muito azar. :)