sábado, 12 de março de 2011

Exercitando a paciência enquanto se procura apt

Uma das máfias mais toscas aqui de Londres é a máfia dos landlords. O Landlord é, na tradução literal, o senhor da terra, o dono do pedaço (ou pelo menos do pedaço que você quer morar).

Assim como o Rio de Janeiro, Londres é uma cidade com muito mais gente do que suas terras permitem e todo mundo quer ficar perto do centro, of course. Essa matemática nada complicada resulta num aluguel impossível, que claramente não vale seu preço. As casinhas fofas que a gente identifica como Londres custam os olhos da cara e o pessoal esperto passou a dividi-las em pequenos apt por andar, assim vc tem flats com as configurações mais estranhas e plantas surreais.

Para ganhar mais dinheiro, muitos donos de apt ainda transformam a sala em quarto, assim vc divide o apt com pessoas que vc não conhece e nunca vai ver, a não ser que esbarre na fila do banheiro ou na cozinha.

Essa configuração é a pior pq esses apt sem sala normalmente estão na mão de agências, corretores, que colocam pessoas que não se conhecem para dividir um espaço que ninguém liga, pq não é de ninguém. Então eu vou na agencia e o cara me mostra um quarto num apt onde moram 5 pessoas de diferentes nacionalidades e esses moradores não tem a menor noção quem é o novo flatmate deles. Assim sendo, foda-se que o banheiro e cozinha estão cagados, ninguém se conhece, ninguém cobra nada de ninguém e , aparentemente, ninguém da a mínima em viver na imundice.

E cara, vai por mim, quando Irvine Welsh escreveu a cena "do pior banheiro da Escócia" certamente ele pensou em algum banheiro desses que andei vendo. FODA!

Claro que existe a opção de viver em casas normais, cujos moradores selecionam quem será o novo inquilino, mas essas casas são caras e quando anunciam, bum, já era. Sem falar é normal pedir dois meses de aluguel adiantado. Uma espécie de fiança, né? Só que cada quartinho imundo desses vai na base do 540 pounds, numa região mais afastada de East London, dependendo do apt, vc pode pagar até 700 por semana!

Tudo para dizer que tá foda, não bastasse tudo, ainda isso. Cada vez que vejo um chiqueiro desses pela frente saio mais desanimada e com vontade de fazer a louca e me recusar a me mudar daqui, hehehe. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca e , se tudo der certo, semana que vem terei novas notícias. Wish me luck

4 comentários:

Rafael Genu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Genu disse...

Fala, Olivia. Vc pegou algumas dicas com o Berna, que morou uns anos aí? Conhece ele, né? Tem tambem a Tati Pinto, irma do Letier, que mora em Hampstead... Se quiser te coloco em contato com ela, vai que ajuda... Maneiro o blog. Vc fica em Londres até quando? Chego aí dia 1 de julho by noon para passar o final de semana, vamos nos encontrar. Beijos e boa sorte!

Antonio Nóbrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Nóbrega disse...

Quando fiquei aí o banheiro da casa em que estava era bem porquinho e olha que era uma casa de família. Na realidade, era pq tinha um outro cara da Colombia no andar superior e dividia o banheiro e a cozinha comigo. O sujeito não era dos mais caprichosos....
Magoo