segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre os gênios

Papo de bêbado é muito chato, eu sei. Mas sábado, entre algumas garrafas de cerveja, eu e uns amigos começamos uma discussão sobre o conceito de genialidade. Eram dois os pontos discutidos: 1) O que é um gênio? Quem é gênio para você?
2) A genialidade é um dom ou é fruto de trabalho?

Claro que ninguém chegou a nenhuma conclusão, mas as correntes de pensamento se dividiam entre "o cara nasce com um determinado talento, mas aí ele estuda 10 horas por dia, dedicada sua vida ao tema e um dia vira gênio". (era mais ou menos isso). Já outra corrente defendia que não, "o cidadão tem um dom divino e não precisa se esforçar tanto, a genialidade floresce."

eu, que sou muito influenciável, mudo de opinião o tempo todo, cada hora concordava com um argumento. E fiquei pensando muito sobre isso.

Quem é gênio para você? Eu citaria Jack White, Tom York, Kurt Cobain, Almodóvar, Woddy Allen, Machado de Assis, Van Gogh... Mas por quê? Esses caras não estudaram? Não dedicaram a vida para fazer o melhor que puderem? Ou não, quando começaram já era geniais?

Ou então, outra hipótese, nenhum deles é genial, somente um Einstein pode carregar tal título?

Nenhum comentário: