segunda-feira, 18 de julho de 2011

Verão? Onde?

Antigamente a parte boa de se morar em Londres é que você ganhava muito mais do que toda a Europa, aí quando viajava era a pessoa mais rica do camping. Agora nem isso mais existe, outro dia fui para Lisboa e na hora de trocar minhas ricas libras por euro ficou elas por elas, 165 pounds viraram 160 euros! Pô, tá de sacanagem, né? Isso aqui não era para ser uma puta moeda forte?! Azedei, mas tudo bem, Portugal tá na merda, lá é tudo baratinho e continuarei sendo a rica do camping. Só que aí você chega em Lisboa e vê aquele céu azul, nenhuma nuvem, calor civilizado de 26C, ventinho refrescante, praia, peixes bem temperados, pessoas falando português, toda uma vida simples de táxis que custam 4 euros e pensa: tem alguma coisa muito errada com o verão inglês.

Na boa, tudo bem chover, tudo bem uns dias mais frios, tudo bem que não existe a possibilidade de não usar meia-calça a noite, tudo bem o taxi custar 20 libras, tudo bem o peixe ter gosto de sabão, mas aí pelo menos vamos fazer uma moeda que valha todo esse sacrifício, né não?!

Eu tava meio conformada com o clima daqui, sabe? Tava já naquele modo "ah, tá quase calor, 20C é quente, poxa", mas ir a Lisboa e ver aquelas praias lindas, aquele gente bronzeada mostrando seu valor me fez muito mal. Esfregaram a alegria de viver na minha cara, sambaram na minha modesta felicidade por ter saído do inverno. Deprimi

 Such a nice weather, inn it?

2 comentários:

blogdanarosa disse...

Menina,
Te entendo perfeitamente! Morei em Londres entre 2002 e 2005. Adorei. Voltei para passar uma temporada ai por seis meses no final do ano passado e fiquei chocada com o valor da libra perante o real e, principalmente, ao euro!
Lembro-me que ao chegar no aeroporto de Porto, dei 60 libras e recebi 58 euros. Fiquei indignada.
Pensei a mesma coisa que vc: vale a pena passar todo esse perrengue climático ( e outros q vc deve saber bem) para nem ter o poder de compra fora da ilha?
Adoro Londres e a considero como uma casa ( eu sou uma não-pertencente como vc definiu no teu outro post.rs.) Mas, de volta ao Brasil, pela primeira vez fiz essa reflexão sobre o valor da moeda, entre tantas outras, que vc expôs muito bem no teu post.
De todo modo, não sei quanto tempo vc está ai, mas após uns dois anos e pouco eu entrei nessa de querer voltar para o Brasil.Voltei. Se me arrependi? hummm, difícil assumir essas coisas...rs.
Boa sorte e aproveite essa cidade gelada e molhada mas que possui uma democracia ímpar e que te dá uma liberdade de expressão que nem no Humaitá vc encontrará!rs.
PS: sou uma paulistana que sinha em morar no Rio. O problema é achar trabalho quando não se é da turminha. Acho q em londres não há esse problema, né?

Flavio Ernesto disse...

Gata, deixa eu te dar uma dica: quando viajar, seja para onde for, nao troque suas suadas libras por euros ou o que for. Use seu cartão de débito, num banco. Em Portugal, se ao invés de trocar libras apenas pegasse uma graninha no "multibanco", terias uns 120 euros em troca por 100 libras debitadas de sua conta.
Beijoca e parabéns pelo blog. É uma delícia ler. (comecei hoje e não te abandono mais)