quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pertence, não pertence

Tem uma coisa que me incomoda aqui para caramba (só uma? vocês pensaram) que é o fato de eu não ter um lugar meu, sabe? Não, não estou falando de casa própria, mas sabe quando você tem o "seu" bar, a "sua" barraca na praia, o "seu" café? Pois é, não tenho nada disso aqui. Até tem uns pubs que eu frequento mais e tals, mas não a ponto de chamar de meu. Mesmo o pub aqui em frente de casa só devo ter ido uma meia dúzia de vezes (falta de companhia é foda).

Tava ontem num café que adoro num dos meus lugares favoritos daqui, em Bricklane, e pensava nisso. Tava na calçada numa mesa, sozinha, tomando um café e fumando um cigarro e pensando nisso e observando as pessoas. Daí me dei conta que não tinha muito sentido esse sentimento de "não pertencer" porque afinal de contas aqui é uma grande conferência da ONU e acho que nem 20% do povo que mora aqui é really Londoner.

Mas aí me toquei que o grande lance é que nunca me senti em casa aqui. Outro dia tava conversando com um amigo brasileiro e perguntei quando ele pretendia voltar para o Brasil e ele respondeu que não pretendia voltar, pois "Londres agora era a casa dele, sabe?". Não, não sei. Mesmo. Essa é um conversa recorrente entre os brasileiros que moram aqui, "quando vc volta?" e a resposta dele é a que mais ouço: "cara, já moro aqui a x anos (um, dois ou dez), aqui agora é a minha casa". Eu acho isso esquisitíssimo, juro! Por outro lado, outro dia conversava com outra amiga, o mesmo papo, e ela disse que não sabia se conseguiria voltar para o Rio pois já morava fora há muito tempo, mas em países diferentes. Ela disse que invejava a minha certeza de que o Rio era o meu lugar e minha vontade inabalável de voltar para casa. E eu achei engraçado isso, pois foi um ângulo que nunca pensei. De repente ela tem uma sensação bem pior, que é o de não pertencer a nenhum lugar. Ao passo que eu não tenho a menor dúvida que o Humaitá é o melhor lugar do mundo (e o melhor bairro do Rio, como todos sabem ou deveriam saber).

Mas vai ver que é como um paulista que trabalha comigo aqui diz: "carioca não fica em Londres. Pode ver, se é brasileiro morando aqui carioca não é. Vocês não aguentam ficar longe da praia"

8 comentários:

Papel Das Artes disse...

Outro dia conheci uma menina, atriz, que acabou de se mudar para o Humaitá, encantada com a descoberta. Já estava pertecendo.
Tem bairro melhor no Rio? Pros outros pode ter, pra mim não tem.
beijos

RenataMT disse...

Ai, que saudade de morar no Humaitá... Eu ainda estou pior que você. Você está em Londres, eu vim parar em Slough!

cristovam disse...

Olha, quanto ao humaitá eu não sei, mas como Goiano/Brasiliense radicado no Rio há quatro anos, não posso deixar de te dar um apoio na volta pra casa. Aqui é bom pra karáleo!
Moro em copa, no lugar mais cheio de putas que já vi na minha vida (esquina da Barata Ribeiro com Duvivier), e a diversão é garantida (e olha que eu nem gosto de mulher).
AMO O RIO. Gostei de passear em Londres, mas acho que morar aí deve ser péssimo mesmo. Caetano já reclamava na glamurosa década de sessenta do século passado: essa chuvinha todo dia, esses tijolinhos marrons, essa coisa toda cinza, azul marinho e preta...
Quando terminar a temporada, o sol carioca te receberá de braços abertos - ai, que cliché, mas foi tão natural.
Boa sorte aí.

Renata disse...

Sou carioca e moro em Edimburgo. Morei em diversos paises desde nova, o que certamente contribui para a falta de sensacao de "casa" quando estou no Rio. E isso muito me incomodava, ate conhecer a Escocia - vim uma vez a turismo e foi amor a primeira vista. Concordo que a troca de Rio por Londres nao eh das mais atrativas, muitos dos problemas metropolitanos sao os mesmos. Mas impossivel comparar minha qualidade de vida aqui com a do Rio - mesmo que so se perceba que eh verao quando a chuva cai reta e morna :D

Anônimo disse...

Engraçado,sou Rio,acho a cidade incrível,curto praia e não tenho essa sensação de pertencimento.

Acho que eu gosto da ideia de que pertenço ao mundo e de que estar em um lugar específico é só uma causalidade. De certa forma,isso me deixa mais aberta para experiências que não necessariamente serão legais,mas que podem ser,em mim,fonte de uma mudança positiva.

Fglass disse...

humaitá rulezzz.

amo.

mas pode ser que eu vá pra londres no futuro.

não sei não...

Flavio Ernesto disse...

Galera, vou divergir. Espero não ser linchado... Sou carioca, mas detesto o Rio. Acho caro, fedido, feio, desorganizado, perigoso, quente demais.

Por outro lado, apesar de detestar o Rio, acho que o UK em geral, seja Londres ou Edimburgo são ainda piores. Frio, chuva, até no verão. Dias normalmente cinzentos, falta de cor, sei lá. Po, e comida de pub, gente? Pode ter coisa pior que isso?

Par, mim, o melhor lugar para viver é Portugal. Boa comida, cultura parecida com a nossa, clima agradável, bons preços. Ainda vou morar lá.

Desculpe meter o pau nas cidades acima, mas como sou carioca e moro no Rio, acho que posso, né?

Abraços a todos!

Mari Castori disse...

Pô, Ollie. É foda mesmo. Eu resolvi sair de Niterói - que é o melhor do lugar do mundo para mim, o meu lugar, a minha casa, onde estão a maior parte dos meus grandes amigos, minha família querida, meus bares, meu cachorro, meu café, minhas lojinhas - enfim... enfim, morada de tudo que me é familiar... vim para o Centro Oeste Brasileiro - estou há 4h exatas de casa (porta a porta) mas estou fazendo de tudo para construir aqui esse sentimento de 'meu lar'. Pretendo fazer essa investida dar muito certo e me permitir construir algo relevante para o meu futuro, sabe? Resolvi abrir mão da minha zona de conforto, chorei pacas, mas agora as coias começam a melhorar. Hoje foi o meu primeiro domingo completamente sozinha. Fui no cinema, shopping, comprei vinho, baixei amyWinehouse para ouvir. Enfim, estou tentando fill the gaps dos amigos, lugares e hábitos. Criar novos. Não. Não estou tão feliz quanto eu estaria num domingo no Rio. Mas estou feliz com as perspectivas de realização. Com a casa que eu montei... com os planos de futuro... enfim... a gente tá sempre fazendo escolhas, né? E eu tenho certeza de que serei capaz de fazer qualquer lugar o meu lar. Depende só de mim e do que eu quero para mim para agora e lá na frente.
Seria tão mais simples ter arrumado um marido 'bem de vida', como grande parte das minhas amigas... :D ahahhahahaha... Bjs. Quero te ver quando voltar. Sdds.